Será que você sabe mesmo escrever uma crítica?

 
Há mais de uma forma de se queimar um livro.


Você é um leitor e, evidentemente, gosta de dar suas opiniões sobre os livros que lê, seja em seu próprio blog, seja postando uma resenha no skoob, ou apenas fazendo um post no seu facebook. A questão é: quando uma resenha se torna chata?

Não vou ensinar como se faz uma resenha, direi apenas o que me irrita nelas...

Não importa se eu não gostei do livro, tenho que ser educado de qualquer forma! Algumas pessoas confundem uma crítica negativa, acabando por fazer uma crítica ofensiva, o que é totalmente diferente, e tão chato... 


Quando vejo a necessidade de elaborar uma resenha negativa, simplesmente falo o que não me agradou! Porém, claro, transmitindo também os pontos positivos, os quais nunca deixaram de existir em uma obra, mesmo que sejam mínimos (estes pontos não precisam ser exatamente positivos pra você, às vezes deve-se enxergar em diversos ângulos diferentes, pondo-se no lugar de outra pessoa que pensa diferente).

Uma resenha ofensiva é aquela que vai além de ter apenas um vocabulário chulo. Trata-se de um texto que agride um livro, assim como apedreja os fãs, e joga o autor de um penhasco para um rio infestado de crocodilos. Nenhuma pessoa justa, que pare para pensar no assunto, é a favor deste tipo de crítica, então, não há necessidade de fazê-la. Concorda comigo?

Até agora, não vi resenha alguma que maltratasse Memórias do Fantasma e fico feliz com isso, mas me entristece quando vejo tal coisa acontecendo com outro livro. Trágico!


Assim sendo, gosto de resenhas negativas, elas tem que existir, afinal nada agrada a todos e é bom ser orientado por determinada pessoa que sabemos que pensa mais ou menos como a gente, em relação a livros. Entretanto, resenhas malignas, ofensivas, não são boas hoje e nem serão amanhã, isso é certeza!

Grande abraço, e não esqueça de deixar sua opinião nos comentários.

Postar um comentário

1 Comentários

Comentários ofensivos são deletados. Caso você não possua um site/blog e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco. Ou, se preferir, comente como Anônimo.