Resenha do livro "O Eterno Barnes"




O livro de estreia do Salustiano L. Sousa tem um enredo muito atrativo, e bom; imprevisível. Leitores de A Hospedeira encontrarão ideias similares em O Eterno Barnes; mas aqui não serão ditas para evitar Spoiler.

Sem dúvidas, um livro cheio de ideias filosóficas vindo dos pensamentos dos personagens; pensamentos sobre a vida e a morte, e questões levantadas contra a fé cristã. Em certos momentos o leitor enxergará a estória do livro como um pano de fundo para um debate sobre o conhecido e, principalmente, o desconhecido.




Barnes, que se encontra doente, estuda uma forma de se tornar eterno utilizando a ciência, passando os dados de seu cérebro para outro mais jovem e saudável. É uma ideia muito louca para todos, porém não para Barnes, que esta apaixonado pelo seu projeto secreto e particular, ao qual dedica dias e noites há anos.


O melhor de O Eterno Barnes é que ele surpreende o leitor com suas reviravoltas, e são justamente as reviravoltas que deixam o final imprevisível. De início tomamos o Doutor Barnes como protagonista — até porque o título se refere a ele —, mas o que percebemos é que cada personagem tem sua importância; assim como na vida, onde cada ser humano se acha o principal, mas na verdade tem a mesma importância que o vizinho chato, rabugento, antissocial, o qual, aliás, também se vê como uma peça principal. 
A escrita do autor é fluente, certamente o leitor não travará em momento algum. Sem contar que o livro é recheado de informações e citações bem interessantes. Uma obra totalmente recomendada! No entanto o que percebemos é que Salustiano tentou deixar o livro "neutro" em relação à fé, mas ele pendeu claramente para o lado do ateísmo.

Poderia ter uma continuação, mas ela não é necessária. Uma estória boa, com um final misterioso.


Postar um comentário

6 Comentários

  1. Parabéns pela resenha Carlos! Estou ansiosa para ler O Eterno Barnes! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Carlos!
    Não conhecia esse livro, mas sua resenha ficou muito boa.
    Parabéns!
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô bastante curiosa para ler esse livro, já havia lido uma resenha antes e realmente me interessou, a sua só aumentou o interesse

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Li O Eterno Barnes esses dias também e concordo com você, o melhor do livro é que ele surpreende a gente.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  5. Oi Rodrigo, tenho visto algumas resenhas super positivas desse livro e agora quero muito poder lÊ-lo!
    Adorei sua resenha!
    Tem promoção e post novo no blog
    endless-poem.blogspot.com.br
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas fiquei muito curiosa. A capa e a resenha ficaram otimas!

    www.redbehavior.com

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos são deletados. Caso você não possua um site/blog e queira comentar, use o campo "Nome/URL" e coloque seu nome no campo correspondente, deixando o campo de URL em branco. Ou, se preferir, comente como Anônimo.